Ei! Aqui é a Lucia do controle da cozinha. 

Vou contar minha história com o planejamento das refeições para que você possa entender como ganhei mais tempo para mim.

Mudamos de país há 6 meses e não estou “trabalhando”. Fiquei responsável por cuidar do nosso filho e da casa. Incluindo a alimentação. Em Montevidéo, comer fora custa mais caro que no Brasil. Contratar alguém que cozinhe também. E, penso que cozinhar a própria comida é um privilégio e é necessário.

Pulo a parte que quase perdi minha sanidade mental e chego na conversa com minha irmã. Digo que não aguento mais cozinhar todos os dias com o meu filho gritando do meu lado.

Ela me diz “Lucia, faz algumas coisas a mais e deixa congelado”. Em dias mais difíceis é só descongelar. Achei ótima a idéia mas eu não sabia nem o que cozinhar.

Pesquisando nos sites gringos de donas de casa, encontrei um em que a pessoa tinha 5 filhos e cozinhava para mais de 1 semana! Fiquei chocada e comecei a ler mais sobre o assunto – se chama “batch cooking” ou “meal prep”- até que percebi que no Brasil a gente tem as famosas marmitas. 

Muitas pessoas cozinham tudo em um dia, fazendo várias marmitas para toda semana ou mês. Adaptei para nossa família e separo em porções maiores. Encontrei um livro online (ebook) que continha várias receitas para preparar e congelar. 

Me empolguei bastante quando vi que passava dias sem cozinhar e encontrei um curso online com uma nutricionista formada em gastronomia ensinando a cozinhar receitas saudáveis para vários dias. Com explicações de como aproveitar o tempo cozinhando mais pratos, listas de compras prontas e como congelar os alimentos. 

Comecei a me planejar para cozinhar somente um dia da semana. É inacreditável o quanto essa mudança ajudou no meu bem estar.

Como esta a sua sanidade mental com a cozinha? Me conta nos meus comentários. Pode desabafar.

Veja o Curso online de Marmitas (livro digital) e o Curso Descobrindo a Cozinha Saudável da Marina Moraes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *