Está no supermercado, nas lojas de comidas saudáveis… e o preço delas é alto.
Mas muita gente ainda acha que congelar comida deixa ela sem gosto, borrachuda e perde nutrientes.
Isso não acontecerá se você souber quais alimentos congelar e como fazer.
E saiba que todo alimento vai perdendo nutrientes depois que você tira ele da terra. Manipular, descascar, cortar e cozinhar reduzem os nutrientes. Eu penso que o benefício de comida feita por você é muito maior do que comprar comida congelada de supermercado ou pedir tele-entrega. A quantidade de sal e gordura para que o alimento fique saboroso é enorme além da economia no final de mês.
Porém, em momentos de caos e cansaço tudo é permitido. Não sou extremista, gente! Quero saúde mental. Algo que eu compro de vez em quando são os vegetais congelados (milho, ervilhas, vagem…) e nuggets (eu sei… não deveria).
Nada mais prazeroso do que ter uma refeição caseira pronta em 15 minutos (só esquentar) após um dia exaustivo!
Bem, vamos aos cuidados.
- Nunca congelar algo já descongelado. Aumenta o risco de multiplicar bactérias. A textura do alimento muda deixando-o mole e borrachudo;
- Os alimentos colocados no congelador devem estar envolvidos ou dentro de algum recipiente com tampa, papel filme, dentro de potes para evitar o contato direto com o frio pois isso altera as características do alimento. Meu marido deveria ler meu post…
- Usar potes que tenham o símbolo de congelamento e para microondas (caso você necessite descongelar no micro). Os melhores potes são de vidro (melhor para saúde porém mais caros). Há de plástico mas não esqueça de conferir se pode congelar e se é livre de BPA. Existem sacos plásticos de polipropileno ou polietileno feitos para congelar (bom quando o espaço é pouco);
- Evite o papel alumínio;
Dicas práticas:
- Etiquetar os potes com a data e qual alimento esta no pote;
- Deixe o alimento al dente, ou seja, cozinhe menos. Você irá cozinhar novamente o alimento depois de descongelá-lo;
- Colocar uma listinha do que há no freezer na porta do congelador para não esquecer eternamente o alimento;
- Usar formas de gelo. Para congelar sucos, temperos, molhos, purês de frutas e etc.
- Cuidado com o sal. O congelamento realça este sabor;
- Se faltar luz na sua casa e você não sabe quanto tempo se passou o ideal é conferir os alimentos do freezer. Segundo a agência de comida norte americana se o alimento ainda possuir cristais de gelo ou se encontram numa temperatura de 4 graus celsius – pode manter no congelador. Caso o alimento esteja descongelado pode cozinhar neste mesmo momento.
Um bom congelador aguenta 6-8h sem luz sem permitir descongelar os alimentos.